sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Quanto tempo leva para esquecer alguém?


Quanto tempo leva para esquecer alguém?
Heim? Quanto tempo, mãe?
Ela perguntou, depois de tentar de todas as formas esquecer aquele cara, aquele que não quis ficar.
Quanto tempo mãe?  Ela perguntava chorando, entre um soluço e outro, esperando ouvir um “falta pouco” – aquele que ela ouvia em todas as vezes que perguntava “Mãe, quanto tempo ainda falta para chegar na praia? Só mais um pouquinho, filha.”-  mesmo que ainda faltassem longas horas.
Ela não sabia, nem a mãe dela, que sabia tudo, sabia - se iria chover,  se iria fazer frio, se o cara era legal, ela sempre sabia tudo -, sobre o amor e o tempo, nesse caso, ela não poderia ajudar, mesmo com aquelas previsões assertivas de sempre.
Ela perguntou aos amigos, que com a melhor das intenções apresentaram as mais variadas respostas, em todas elas não haviam respostas certas, porque não havia tempo, não havia previsão.
Alguns falaram que ela não esqueceria, que apenas superaria, mas e se ela não superar?
Sabe que ela ainda não superou aquela vez que o primeiro amor disse que não ficaria com ela porque ela era gorda? Ela ainda torce para encontrá-lo qualquer dia mais fofinho (tipo uma balão surpresa) do que o normal.
Outros, diziam que dependeria do grau do envolvimento deles, que na verdade achavam que ela nunca esqueceria, mas que se acostumaria a viver sem.


Mas quem aqui falou em viver sem? Ela só queria esquecer, heim, será que rola? Alguém tem aquele flash do MIB?
Falam que, caso exista outra pessoa em mente, ela demoraria 2 minutos para esquecer. Mas lá ela vai querer outra pessoa? Ultimamente ela só tem olhos para aquele Exu sem luz. .
A tia dela disse que ela não esqueceria de verdade, que somente ficaria adormecido. Poxa! Que tia mais FDP! Ela ali querendo esquecer e essa tia do caramba me diz um negócio desses? Eita tia!
Não adianta, por mais que ela tenha escutado aqueles conselhos – nem tão legais – ela sabe que um dia algo vai lembrar dele, que a memória dela vai ser a pior inimiga naquelas noites em que ela tomar a décima dose de vodka e, que se aquele romance/lance/rolo/amizade colorida ficou mal resolvido, ela não iria esquecer nem aqui, nem na China.
Falam pra ela o tempo todo, que o tempo curaria aquela dor, ou que pelo menos, se não curasse, ele tiraria aquele Exu de evidência e colocaria outro Exu melhor em seu caminho.


Mas poxa vida heim? Além de informar que ela não iria esquecer, ela ganharia mais um cara “novinho em folha” pra lembrar. Que massa, top!
Mas então, quanto tempo mesmo?
Não se sabe.
Nem eu, nem você, muito menos ela.
A gente nunca sabe quanto tempo vai durar aquela gargalhada boa, aquele picolé de fruta, aquele sol no domingo, a gente não sabe quanto tempo vai durar nosso melhor amigo canino, quanto tempo vai durar o dinheiro na poupança, a tinta no cabelo, a unha feita sem nenhuma lasquinha. A gente não sabe.
Quando a gente menos espera termina o gás da cozinha, termina o dinheiro, a água, termina o papel higiênico. Quando a gente vê termina a gasolina, fura o pneu, quebra a unha, suja a roupa branca, quando a gente vê chove, cai o mundo. Quando a gente percebe o tempo passou.
Já faz uma semana que não fala com a melhor amiga, que não liga para os pais, que não perguntou sobre a sobrinha, uma semana que não vai a academia, que não estuda para aquele concurso dos sonhos, quando a gente percebe dormiu demais e perdeu a hora, ou perdeu a hora e nem vai dar pra dormir.
Ela não terá uma resposta para aquela pergunta tão complexa, afinal não é só aquela questão de química da última prova que não tem resposta, essa também parece não ter.
Qualquer dia ela lembrará que já faz 3 meses que ela não fala com ele, nada, nadinha, nem uma mensagem. Qualquer dia ela verá que já se passou um ano sem visitar a página dele no facebook, que já faz quase dois que sequer saiu com ele.
Um dia ela esquece e nem percebe, ou quem sabe, se tiver sorte – coisa que ela teve quando ele se foi – perceba que ele não é o único no mundo que ela poderia lembrar, e muito menos o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário